Estrada Glória-Babilônia, Km 25. Delfinópolis - MG

Passeios e atividades

Caminhadas

Trilha das Cachoeirasmapadastrilhas_final_menor

Partindo do bar você entrará em uma caminhada de 1.520 metros às margens do “Córrego do Facão”, sem muitos obstáculos naturais onde você poderá desfrutar de piscinas naturais e uma das mais bela seqüência de cachoeiras de toda região: Cachoeira Mapa do Brasil (6 metros); Cachoeira Véu da Noiva (15 metros.); Cachoeira Vale do Céu (35 metros.). Na volta você conhecerá a típica vegetação do Cerrado brasileiro e toda sua beleza. Esta caminhada tem aproximadamente 40 minutos de duração.

Trilha da Mata

Também partindo do bar, você deve estar disposto e preparado pra uma caminhada de aproximadamente 1 h e 30 minutos quando percorrerá um trecho de 3.180 metros de um trilha regular e com alguns obstáculo naturais. Aqui você conhecerá toda a “Trilha das Cachoeiras”, conhecerá também a parte baixa da “Cachoeira do Funil” e irá à uma cachoeira ainda pouco visitada que é a “Cachoeira do Buraco”. Em todo percurso você poderá apreciar espécies nativas do Cerrado brasileiro e da Mata Atlântica.

Trilha das Orquídeas

Partindo do restaurante, após a travessia do córrego do facão, você caminhará por uma pequena mata fechada toda guiada por cabos de segurança, após esta parte você encontrará uma trilha de campo aberto que o levará a outra mata… A caminhada termina na parte baixa de um canyon onde há uma nascente no chapadão e você conseguirá visualizar a água cristalina correndo em uma maravilhosa e singela cachoeira. Dependendo da época do ano as orquídeas encontradas nas árvores durante a trilha estarão floridas, aumentando ainda mais a beleza do local.

Trilha dos Macacos

Esta trilha “corta” o Santuário Ecológico Sinhá Cristina, uma unidade de conservação reservado para estudos, onde o acesso é restrito para manter a total integridade do local. O acesso a esta área é permitido apenas com o acompanhamento do pessoal responsável pela conservação do meio ambiente no local (biólogos / estagiários). Nesta trilha você receberá informações técnicas e poderá esporadicamente visualizar populações de diversos tipos de macacos. Um contato direto com a natureza, conhecendo, conservando e respeitando cada vez mais.

Trilha das Samambaias

Uma trilha com o grau de dificuldade leve, com aproximadamente 40 minutos de caminhadas, onde você poderá sentir o contato direto com a natureza, esta trilha começa em uma mata fechada e passa por diversos ambientes, e termina em uma área de reflorestamento, onde você poderá acompanhar o crescimento de árvores plantadas por visitantes em um de nossos projetos ambientais. E não se esqueça de plantar a sua árvore.

Trilha Maria Augusta

Saída do restaurante, caminhada por estrada em duas etapas, a primeira: você caminhará por 2 km até a sede da fazenda, onde encontrará antigas construções restauradas, lagos para um eventual descanso e uma capela “estilo barroco”. A segunda parte da caminhada também possui a distância de 2 km e termina em uma das mais belas cachoeiras da região, a Cachoeira Maria Augusta, onde você poderá descansar apreciando uma bela paisagem antes da caminhada de volta.
*Existe acesso a veículos off road.

CAMINHADAS
Distância Média
(total)
Grau de Dificuldade
(relativo)
Tempo Estimado
(aproximadamente)
Trilha das Cachoeiras*
1,6 km
Moderado
2 horas
Trilha da Mata*
3 km
Moderado
2 horas
Trilha das Orquídeas**
2 km
Leve
01h20min
Trilha do Macaco**
3 km
Moderado
2 horas
Trilha das Samambaias***
1 km
Leve
40 minutos
Trilha Maria Augusta
8 km
Moderado
2 horas
Trilha do Morro da Cruzes
3 km
Alto
02h30min
Grau de dificuldade em dias de chuva:
* perigo de enchente, mantenha se afastado do curso d’água e procure se abrigar.
** escorregadio, cuidado.
*** muito escorregadio, não se arrisque.